Tráfego pago: o que é, como funciona, plataformas e mais

tráfego pago

O tráfego pago é uma estratégia poderosa dentro do marketing digital, com ele empresas aparecendo para mais pessoas na internet de forma rápida e direcionada. Além disso é possível anunciar com baixo investimento e medir os resultados de forma instantânea o que facilita muito a realização de otimização e decisão sobre as campanhas de marketing. Nesse artigo vamos falar sobre o que é o tráfego pago, como funciona, principais plataformas e muito mais.

O que é tráfego pago

O tráfego pago se refere ao fluxo de visitantes que vem através de um anúncio de pagamento da sua empresa. Ao investir dinheiro nas plataformas de anúncios online você pode anunciar apenas para aquelas pessoas que têm mais chances de se interessar pelo que você está oferecendo. A vantagem é que com isso você acaba tendo mais chances de alcançar seus objetivos com o marketing digital .

Isso é possível através do trabalho dos algoritmos e tecnologias que trabalham dentro das redes sociais e plataformas digitais colhendo dados dos usuários, desde aqueles que eles colocam em seus perfis até o seu comportamento dentro das mídias. Você já deve ter percebido que quando curte um determinado tipo de conteúdo nas redes, mais esses conteúdos são direcionados para você, bem como anúncios relacionados.

Geralmente o tráfego pago e em conjunto com outras estratégias de geração de tráfego orgânico como o SEO e o marketing de conteúdo , atuando como um potencializador dos resultados das empresas nas redes e por isso o seu trabalho geralmente não exclui a importância da criação de conteúdo com constância e valor agregado para seus clientes.

Tráfego pago x Marketing tradicional

Assim o tráfego pago é uma estratégia que se diferencia muito do marketing convencional, com seus outdoors, panfletos e propagandas na televisão por exemplo. Esse tipo de publicidade era destinado ao público em geral e atingiam pessoas interessadas, mas em grande parte um público frio que muitas vezes ficava irritado com a propagação desses anúncios.

Com o marketing tradicional também era muito difícil medir sua eficiência e seus verdadeiros resultados. Então o empresário investe valores consideráveis ​​nessas abordagens, mas sem conseguir enxergar ou dimensionar o seu retorno sobre o investimento. Assim também era mais difícil aperfeiçoar as estratégias, aumentando o investimento nas que funcionavam melhor e evitando ou excluindo as que tinham os resultados perdidos.

Como funciona o tráfego pago

A execução do tráfego pago varia de acordo com a plataforma que você irá anunciar, mas existem alguns pontos básicos que são feitos independentemente da plataforma, como:

Definição de objetivos

Para iniciar uma campanha de tráfego pago, o primeiro passo é definir qual será o objetivo da campanha, ou seja, o que você deseja alcançar com a divulgação desses anúncios. Os objetivos são diversos como gerar mais leads, fazer vendas, conquistar mais seguidores podem ou fazer com que os visitantes preencham algum formulário.

Escolha da plataforma 

Existem várias plataformas de anúncios pagos como Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads, entre outros. A escolha da plataforma em que você anunciará dependerá de onde seu público estiver mais presente.

Segmentação de público 

Como falamos anteriormente, uma das vantagens do tráfego pago é a capacidade que ele tem de fazer anúncios para públicos direcionados. Assim, é possível escolher a localização geográfica, a faixa etária, os interesses, e os comportamentos de compra do público-alvo dos anúncios.

Criação de anúncios

Os anúncios também podem ter modelos diferentes, de acordo com a plataforma. Por exemplo, no YouTube é comum anúncios em vídeo, já no Google eles podem ser anúncios na rede de pesquisa (compostos apenas por textos e links) e no Instagram os anúncios também podem ser feitos através de artes estáticas. O desafio é criar anúncios que chamem a atenção e contribuam para a aquisição de leads específicos.

Definição de orçamentos

Outra vantagem do tráfego pago é que você pode escolher quanto vai gastar em suas campanhas. Então em todas as plataformas é possível definir o seu orçamento diário, mensal ou por campanha o que torna o tráfego pago uma estratégia inclusiva para negócios de todos os tamanhos.

Monitoramento e otimização

Para que as campanhas funcionem da melhor maneira possível, ou seja, com o menor custo e com mais opções é importante que haja um constante monitoramento e otimização das campanhas, isso envolve uma avaliação das análises disponíveis nas plataformas para que você possa identificar os melhores e Faça anúncios dentro das campanhas e assim otimizá-los fazendo sempre o melhor uso do seu orçamento.

Conclusão

O tráfego pago é um ótimo caminho para quem deseja aumentar sua visibilidade na internet, ao investir diretamente nas plataformas, as empresas ganham diversas vantagens em suas campanhas de marketing, como anunciar diretamente para seu público-alvo, acompanhar os resultados reais de suas ações e assim poder fazer otimizações com base em dados.

Entretanto, para que uma estratégia de controle funcione é preciso muito conhecimento sobre a utilização das plataformas, mas principalmente uma estratégia bem embasada através de pesquisas e estudos em torno do nicho, público e produto. Por isso, essa nova forma de anunciar também acabou criando uma profissão o gestor de tráfego que poderá te auxiliar de forma especializada a criar e executar estratégias de anúncios na internet.

1 thought on “Tráfego pago: o que é, como funciona, plataformas e mais”

  1. Pingback: Loja Virtual: o que é, como funciona, benefícios e mais - Alvo Digital - Marketing Digital

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top