O copywriting é uma estratégia de escrita que visa fazer com que o leitor tome uma ação específica. Essa ação pode ser se inscrever em um curso, comprar um produto ou baixar um e-book por exemplo. O copywriting ganhou destaque nas estratégias de marketing por conseguir gerar mais resultados para as marcas com a sua escrita persuasiva cheia de gatilhos mentais que conduzem os clientes a realizar a ação desejada.
O que é Copywriting?
Copywriting é um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas em textos para deixá-los mais persuasivos e convencer os leitores a tomarem ações. O Copywriting é utilizado em diversas estratégias de marketing digital e pode ser aplicado em e-mail marketing, anúncios, landing pages e até mesmo em publicações em redes sociais. Sempre que você desejar que o leitor tome uma ação ao ver seu conteúdo você pode e deve utilizar as técnicas de copywriting para melhorar a taxa de conversão.
Técnicas de Copywriting
Aplicar copywriting em algum texto da sua empresa não significa usar todas as técnicas ao mesmo tempo, até porque existem várias e cada uma pode se adequar a situações diferentes. Mas listamos algumas das principais técnicas de copywriting para você conhecer.
1. Técnica AIDA
A técnica AIDA (Atenção, Interesse, Desejo, Ação) é uma das mais utilizadas. E segue quatro passos:
- Atenção: Primeiro é necessário chamar a atenção das pessoas com um título impactante. Pode ser uma pergunta, um fato chocante ou uma afirmação intrigante.
- Interesse: Agora é hora de gerar interesse no cliente falando dos benefícios do produto ou serviço que está oferecendo.
- Desejo: Nesse passo o redator deve deixar claro que aquele produto ou serviço pode resolver os problemas do cliente.
Ação: Para gerar a conversão use uma chamada para ação que nada mais é do que uma frase imperativa que direciona o cliente a tomar a ação desejada.
2. Prova Social sem Redação
Provas sociais serão prints ou vídeos com depoimentos positivos de clientes que já podem obter seu produto ou serviço. Esses conteúdos ajudam na conversão pois os clientes se sentem mais seguros ao comprar algo que tem avaliações positivas.
3. Storytelling sem copywriting
Uma técnica de storytelling consiste em contar histórias que geram identificação e conexão emocional com o público. A partir dessa estratégia é possível criar laços mais fortes com os clientes gerando mais confiança na hora de tomar uma ação.
4. Não faça copywriting
Ao utilizar uma técnica de escassez, o redator usará frases ou elementos que demonstram que existem poucos produtos ou serviços restantes. Para gerar essa sensação é comum usar frases como “últimas vagas”, “estoque limitado”.
5. Urgência no Copywriting
Já o sentimento de urgência é gerado ao informar que a ação precisa ser tomada rapidamente. Ou seja, resta pouco tempo para aproveitar aquela oferta. Então cronômetros nas páginas de vendas e frases como “Oferta por tempo limitado”.
6. Foco no Benefício, Não no Produto
Uma técnica que sozinha já pode aumentar muito seus resultados de marketing é focar nos benefícios e não no produto. Então se por exemplo você quer vender um colchão, deve focar em benefícios como noites de sono mais tranquilas ao invés de falar apenas as especificações do produto.
Conclusão
O copywriting é uma ótima estratégia para você aplicar nas ações de marketing da sua empresa. Hoje em dia existem profissionais especializados nessas técnicas e que podem fazer esse trabalho no seu negócio. Entretanto, com as dicas dadas nesse artigo você já poderá aplicar e ver grande diferença nos resultados de suas campanhas e meios.