O inbound Marketing é uma estratégia de marketing online que visa conquistar clientes de forma sutil, oferecendo valor antes que o mesmo cliente realize a compra de algum produto ou serviço. Esse método tem o objetivo de nutrir um relacionamento de longo prazo com os clientes, atraindo, convertendo e encantando as pessoas com conteúdos de valor e até mesmo após a venda.
O inbound marketing se destaca por sua abordagem focada no cliente, e que a busca não realiza uma venda forçada, mas conduz o cliente por uma jornada de compra espontânea e agradável, onde o cliente está totalmente informado sobre o produto ou serviço que pretende comprar e tomar sua decisão de compra sem a necessidade de haver insistência.
Nesse artigo, você vai ver sobre o que é inbound marketing, quais são seus pilares e ferramentas que ajudam a apoiar essa estratégia.
A origem do inbound marketing
O conceito de Inbound marketing surgiu nos estados unidos com Brian Hallign, a ideia era ir contra a maré do marketing tradicional. Até então o papel do marketing era ir atrás dos clientes com estratégias diretas focadas no público quente e que muitas vezes eram mal recebidas pelas pessoas e acabavam soando como inconvenientes.
Então o inbound marketing começou a atuar na direção geral, buscando antes de fazer alguma oferta, entregar conteúdo de valor de forma gratuita. Esses conteúdos eram como iscas que atraíam os clientes e assim as empresas não prestaram mais atenção específica pelo que tinham a oferta, mas os clientes passaram a vir até suas redes de forma natural.
Os pilares do Inbound Marketing
Essa estratégia é baseada em 4 pilares principais: atração, conversão, fechamento e encantamento. E todos esses pilares são fundamentais para que o inbound marketing traga resultados para um negócio.
- Atração
A primeira etapa do inbound marketing é atrair pessoas para suas comunicações, essas visitas devem acontecer de forma espontânea quando as pessoas começarem a encontrar os conteúdos relevantes do seu negócio. Os conteúdos podem ser divulgados de diversas formas, como por meio das redes sociais, blogs, canais no YouTube ou e-mail marketing por exemplo.
- Conversão
O próximo passo é converter esses visitantes em leads, para isso você precisará obter alguns dados desses visitantes, como e-mail ou telefone. Para recuperar esses dados você pode pedir para que os visitantes preencham um formulário ou usem uma página de captura com alguma vantagem para esse visitante, como um e-book ou conteúdo exclusivo.
- Fechamento
Com os leads capturados, agora você precisa convertê-los em clientes. E para isso você deve utilizar a criação de conteúdo ao seu favor, o conteúdo pode ser distribuído por e-mail marketing, grupos em redes sociais, CRM ou automatizações. Por exemplo, o lead que baixou um e-book sobre dicas para cuidar do seu pet, pode receber dicas adicionais em um grupo de WhatsApp, bem como vez ou outra alguma oferta do seu produto ou serviço e assim depois de toda essa entrega finalmente o cliente executar uma compra.
- Encantamento
Mas o inbound marketing não acaba com o fechamento da compra, mas visa o relacionamento a longo prazo com os clientes e trabalha para que eles tenham um excelente atendimento e uma coleta contínua de conteúdos importantes e interessantes e isso se fortalece cada vez mais a relação com a marca e aumenta o desejo de adquirir outros produtos ou serviços oferecidos pela empresa.
As Ferramentas do Inbound Marketing
- Blogue
Publicar conteúdo de interesse do seu público em um blog pode ser uma ótima forma de atrair possíveis clientes para o seu site. Cada postagem funciona como uma semente que pode gerar frutos (visitantes) por anos, sendo uma estratégia escalável e que com o tempo funciona como uma bola de neve atraindo cada vez mais visitantes.
- SEO
As técnicas de SEO são fundamentais para quem utiliza o inbound marketing, pois esse método visa ajudar seus conteúdos a serem encontrados mais facilmente na internet. Através da boa administração de palavras-chave e de uma organização do texto de forma fluida e tende a ser melhor posicionado em mecanismos de busca.
- Redes Sociais
Com as redes sociais é possível divulgar o conteúdo criado para mais pessoas e assim conseguir mais visitantes e leads para o seu blog ou site. Lá também é possível nutrir seus leads com mais conteúdos e assim fortalecer o relacionamento.
- Automação de Marketing
As automatizações de marketing são uma mão na roda para quem utiliza estratégias de marketing digital . Com elas é possível fazer fotos de conteúdo em massa e acompanhar o processo de seus visitantes e leads com mais facilidade para ajudá-los a mantê-los sempre aquecidos e na direção certa.
Conclusão
Assim, o inbound marketing pode ser uma ótima estratégia para ampliar as possibilidades de vendas do seu negócio. Ao atrair, converter, fechar e encantar os clientes, as empresas fornecem construir relacionamentos sólidos com seus clientes e assim fidelizá-los.
Com a ampla utilização da internet e a diminuição da audiência em meios tradicionais como televisão, rádio e revistas ou jornais, o uso de uma estratégia de marketing online se tornou o básico para qualquer empresa. E com essa estratégia, você terá a chance não apenas de conquistar novos clientes, mas de manter essa parceria de valor por muito tempo transformando seus clientes em verdadeiros fãs de seu negócio.